Dias de Música Electroacústica #2 - Diários

A ideia de fazer este festival num contexto sócio-económico desprovido de actividade cultural deste género, em Seia, surge como prosseguimento de um festival de música portuguesa na Polónia DNI MUZYKI PORTUGALSKIEJ W KRAKOWIE, organizado em 2003 por Jaime Reis e Julia Chmielnik. Em 2006 surge o primeiro festival Dias de Música Electroacústica, numa modesta edição de três dias cuja programação incidiu fundamentalmente na música de compositores portugueses, orientação inerente a todos os festivais organizados.

A música erudita contemporânea é uma prática pouco divulgada e profundamente desconhecida em Portugal, particularmente fora dos grandes centros urbanos. Os concertos apresentados são representativos da mesma e todos os intervenientes são profissionais activos. Nesta edição, apoiada pelo Conservatório de Música de Seia, Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa e Miso Music Portugal, destaca-se a presença de intérpretes como o pianista e compositor Simão Costa, o quarteto de saxofones QuadQuartet, a flautista Neuza Bettencourt e os percussionistas Bruno Estima e Pedro Fernandes com interpretação de obras de Fernando Lopes-Graça, Jorge Peixinho, Cândido Lima, Miguel Azguime, João Pedro Oliveira e Luciano Berio, entre outros.
A par do festival, foi programado um curso de aperfeiçoamento interpretativo de flauta, oboé, clarinete, saxofone, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba e percussão, de 28 a 30 de Março e um curso de guitarra pelo Professor João Moita, a decorrer de 2 a 5 de Abril. Procurou-se criar um evento que pela sua forma e oportunidade proporcionasse uma experiência única a jovens dos distritos circundantes, procurando complementar a sua formação pela prática e experienciação de práticas musicais vigentes mas distantes das comunicadas no ensino regular ou em práticas de ensino informal.

O resultado desta conjuntura de eventos revelou-se extremamente positivo e foi já demonstrado no entusiasmo do jovem público ao assistir às peculiares sonoridades dos concertos de música electroacústica, bem como no extraordinário resultado do Curso de Aperfeiçoamento Interpretativo apresentado no concerto do passado dia 30 de Março, dirigido pelos maestros Joaquim Raposo e Hélder Abreu, que também contou com a brilhante performance do QuadQuartet. No dia seguinte, os excepcionais intérpretes Bruno Estima, Pedro Fernandes e Neuza Bettencourt tocaram peças a solo e com música electroacústica.
A segunda semana contou com mais workshops e concertos de música electroacústica, concertos de guitarra resultantes do trabalho do referido curso de guitarra, terminando com a presença de Simão Costa, que deslumbrou o público do último concerto do festival com o seu π_ano Project e as crianças que assistiram ao seu workshop deveras peculiar e cheio de surpresas.

Mariana Tilly difundindo uma obra de Luciano Berio no Workshop de Espacialização.
Foto: Gustavo Martins.
Francisco Pessanha difundindo uma obra de Luciano Berio no Workshop de Espacialização.
Foto: Gustavo Martins.

Workshop de Composição Electroacústica com Jaime Reis - Mariana Tilly, Jaime Reis, Tiago Worp, Inês A. Mendes, Catarina Andrade.
Fotos: Gustavo Martins.


Concerto de Música Electroacústica no Conservatório de Música de Seia.
Fotos: Hugo Passeira.

30 de Março - Concerto de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento Interpretativo.
Maestro: Hélder Abreu; solista: Emanuel Amaral.
Foto: Gustavo Martins.
30 de Março - Concerto de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento Interpretativo.
Maestro: Joaquim Raposo
Foto: Gustavo Martins.
Conferência - "Peculiaridades da interpretação de peça para instrumento e música electrónica" - Henrique Portovedo (saxofonista)
Fotos: Hugo Passeira.

30 de Março - Concerto de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento Interpretativo.
QuadQuartet interpretando uma obra de Luís Tinoco.
Foto: Gustavo Martins.

31 de Março - Bruno Estima e Pedro Fernandes – percussão; Neuza Bettencourt - Flauta; Jaime Reis – técnica e difusão sonora.
Fotos: Hugo Passeira.

Concerto com o Ensemble "Duo 2/1" - António Justiça e Davide Amaral.
Foto: Ricardo Andrade.

Concerto de Encerramento do Curso de Guitarra. Direcção: João Moita.
Foto: Ricardo Andrade.
Workshop de introdução à Edição, Captação, Mistura e Masterização com João Neves.
Fotos: Hugo Passeira.


Simão Costa preparando o piano para o seu concerto e workshop.
Foto: Jaime Reis.
Concerto - 6 de Abril - música electroacústica e π_ano Project - Simão Costa.
Fotos: Gustavo Martins.


Workshop “Alto&Falante” - Simão Costa – Conservatório de Música de Seia.
Foto: Catarina Worp.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Culture and Sustainability Symposium • 2019 • Lisboa Incomum

Yves Henry • Conferência & Recital • Escola Superior de Música de Lisboa

DME Dezembro • Seia