Concerto na Casa da Música - DME / ZKM: Imersões Electroacústicas


DME / ZKM: Imersões Electroacústicas



Concerto - 30 de outubro, 18h, Casa da Música


Ludger Brümmer e Jaime Reis





Ana Telles






Seminário - 31 de outubro, 18h, ESMAE











Parceria: Festival DME – Dias de Música Electroacústica, Casa da Música e ZKM – Zentrum für Kunst und Medientechnologie Karlsruhe


Sinopse

Inserido no festival Dias de Música Electroacústica e dedicado ao compositor e director do Zentrum für Kunst und Medientechnologie Karlsruhe, Ludger Brümmer, este concerto apresenta obras produzidas para um sistema de espacialização semiesférico inovador, o Klangdom, que permite uma percepção única do som no espaço. Destaca‑se a participação da solista Ana Telles, do Ensemble DME – Collegium Musicum Electroacústico, num espectáculo com recurso às artes visuais e multimédia.


Biografias

Ludger Brümmer

Nascido e criado em Werne, Alemanha. Mestrado em psicologia / sociologia pela Universidade de Dortmund. Estudos de composição com Nicolaus A. Huber e Dirk Reith na Folkwang Hochschule Essen. Colaboração com a coreógrafa Susanne Linke e o Teatro Nederlands Dans para "Ruhrort”, com o seu trabalho "Riti Contour”, para orquestra. Performances internacionais no GRM, Paris, no ICMC em San Jose, Tóquio, Banff, Thessaloniki. Bolseiro no CCRMA Universidade de Stanford, professor assistente na Folkwang Hochschule, TU Berlin, Escola de Design Karlsruhe, bolseiro de investigação na Universidade de Kingston, professor de composição no Sonic Arts Research Centre Belfast. Desde 2003 é diretor do Instituto de Música e Acústica no ZKM | Karlsruhe e professor convidado na Escola de Design. Membro da "Academia das Artes" Berlim.

2010 Amazonas, Opera Bienal de Munique / São Paulo, 2012 "A origem do ruído, o ruído da origem", Donaufestival Krems.

Foco em modelagem física de som, vídeo, síntese granular, técnicas de síntese sonora, música espacial, bancos de dados.

Prémios: Folkwang Essen Award, WDR Award Colónia, Busoni Award Akademie der Künste Berlin, Golden Nica Ars Electronica 1994 e segundo prémio no Ars Electronica 1997, Larry Award Austin, ICMA, Pierre d'Or Bourges 1997 e 2001, primeiro prémio no Rostrum para música eletroacústica pela UNESCO. Musica Sacrae 2001, Fribourg Suíça. Menção honrosa no Luigi Russolo Award, Itália e no Stockholm Electronic Music Award.


Ana Telles

Estudou com Yvonne Loriod-Messiaen, Sara Buechner e Nina Svetlanova. Obteve os graus de Bachelor of Arts (Manhattan School of Music) e de Master of Musical Arts (New York University) em Piano Performance. Doutorou-se com a classificação máxima em História da Música e Musicologia na Universidade de Paris IV - Sorbonne em co-tutela com a Universidade de Évora, com a tese “Luís de Freitas Branco (1890-1955): parcours biographique et esthétique à travers l’œuvre pour piano”, orientada por Danièle Pistone e Rui Nery.
Mantém intensa actividade de concertista; é Professora Auxiliar da Universidade de Évora.

Crítica ao concerto DME / ZKM: Imersões Electroacústicas, no jornal Público, realizada por Diana Ferreira.  
  
  
  
  
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Culture and Sustainability Symposium • 2019 • Lisboa Incomum

Yves Henry • Conferência & Recital • Escola Superior de Música de Lisboa

DME Dezembro • Seia