EAW Students Lab Concert • Concerto multimédia para música eletrónica e imagem



EAW Students Lab Concert 
Concerto multimédia para música eletrónica e imagem

(Licenciatura da UA)


Programa:

Concerto multimédia para música eletrónica e projeção de imagens

Mathilde Braun Martins
Wysoccan Ceremony/ Ceremónia Wysoccan
  1. Wysoccan Dance- Opening
  2. Rite of passage
  3. Diving into the depths of oblivion
  4. Wysoccan Song-Final 
Texto: Florian Martins
Música e vídeo: Mathilde Braun Martins 
“Wysoccan Ceremony”, originalmente para músico solista e eletrónica em tempo real, é aqui apresentada como obra multimédia divida em quatro partes, criada ao longo dos últimos anos. A versão deste projeto para músico solista e eletrónica em tempo real já foi apresentado, em versão integral ou parcial, no Centro Cultural da Branca em Janeiro 2019, nos “Reencontros de música contemporânea” em Aveiro e no encontro artístico “Just a little light” (2019) na Calçada do Gato em Coimbra. A cerimónia Wysoccan, inspiração extra-musical da obra, é um processo pelo qual os jovens índios algonquinos têm que passar para marcar a separação entre a idade adulta e a infância. Nesta cerimónia, os jovens consomem uma droga que tem um poderoso efeito alucinogénio que remove as suas memórias da infância. 
Chegou a hora. Entrega-te agora. A tua vida passada esquecerás. Pelo sofrimento, virgem a tua alma será. Segue a luz. Ergue-se o caminho.
Ao acordares, homem serás. Ao acordares, passado por Wysoccan terás.

Rita Resende
Momento
Peça de ambiente introspetivo, onde o som abafado vindo do fundo um poço ilustra o momento exatamente a seguir ao afogamento de uma criança, e a constatação de que a vida segue no seu movimento imparável apesar de tão dramático e marcante momento. 
Coerana
Coerana, jasmim-da-noite ou dama-da-noite é uma planta muito popular devido ao aroma inebriante das suas flores que se intensifica à noite. O seu perfume é um dos mais fortes no reino das plantas; ainda assim, todas as partes da planta são tóxicas para os humanos e animais.
Rita Resende

BIO
Rita Resende e Mathilde Braun Martins
Estudantes finalistas da licenciatura em Composição da Universidade de Aveiro, com peças apresentadas no “Sons do Imaginário” de 2017 e 2018, “Reencontros de Música contemporânea 2019” e no Centro Cultural da Branca.
Participaram no workshop “Audio Post-Production for cinema” com Nikola Medic e “Sound Particles: Presentation and Expreimentation” com Nuno Fonseca no EAW2017 na Universidade de Aveiro. 
Desde de 2019 que fazem parte do EAW Students Lab. Este laboratório tem desenvolvido projetos que envolvem a associação do som com a imagem, nomeadamente paisagens sonoras, interação e sincronicidade na composição e performance ao vivo.
Neste espetáculo, o trabalho desenvolvido focou-se essencialmente no trabalho da realização de imagem para som. 
Rita Resende


Mathilde Braun Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CALL FOR PIECES • Culture and Sustainability Symposium

Culture and Sustainable Cities - International Symposium

Concertos • Spatial Interpretation of Acousmatic Music • International Masterclass