Ensemble DME • Homenagem a José Luís Ferreira • Festivais de Outono 2019


Ensemble DME | Festivais de Outono

7 NOV | 21h | Auditório do DECA


O Ensemble DME apresenta um concerto monográfico dedicado a José Luís Ferreira (1973 - 2018).
Desde música puramente electroacústica a música que combina instrumentos acústicos com sons electrónicos, passando por obras de cariz cénico, propomos um percurso pela obra deste compositor que nos deixou precocemente, no ano passado.

O Ensemble DME foi fundado em 2013, como elemento integrante do Festival Dias de Música Electroacústica e direcção artística do seu fundador, Jaime Reis. O núcleo central dos músicos do grupo é constituído por professores do Conservatório de Música de Seia - Collegium Musicum e colaboradores assíduos do festival Dias de Música Electroacústica, tendo sido dirigido pelos maestros Jean-Sébastien Béreau e Pedro Pinto Figueiredo e actuado em espaços como Logos Foundation (Gent, Bélgica), no Brasil (Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte, São João Del Rei, Parnaíba, São Bernardo e São Paulo), Palácio Foz (Lisboa), Lisboa Incomum, Escola Superior de Música de Lisboa, Teatro Cine de Gouveia, Casa Municipal das Artes de Seia, Aeródromo de Santa Cruz (Torres Vedras)
e Casa da Música (Porto).
O seu repertório tem incidido na música de compositores portugueses como António de Sousa Dias, Carlos Caires e João Pedro Oliveira, e de compositores estrangeiros como Daniel Quaranta, Gerhard Stäbler e Mario Mary, entre outros.
Em 2017, editou o seu primeiro CD com música mista de Mario Mary pela editora do CMMAS - Centro Mexicano para a Música e Artes Sonoras.
Em 2019, foi lançado o segundo CD dedicado exclusivamente à música do compositor João Pedro Oliveira. Este novo CD, "On clarinet", apresenta em destaque o clarinetista Carlos Silva e conta ainda com a participação do percussionista Aldovino Munguambe, da pianista Ana Cláudia Assis e do violoncelista Miguel Rocha.

Obras de José Luís Ferreira

Le bruit d'une porte qui...
I stole a bar from Leo
Objet Trouvé & Objet Trouvé II
Le bruit d'une tète qui frappe contre les murs d'une très petite celule

Intérpretes

Ana Telles, piano
Belquior Guerrero, guitarra
Gonçalo Ribeiro, actor
Jaime Reis, electrónica

Mais informação: https://www.ua.pt/festivaisdeoutono/2019/page/25177?fbclid=IwAR1pHyUd0JZJGAEUoPZUOiAnz7YHqG28PhhfBir26WEPflGJ6rYoHMFRuf0



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Culture and Sustainability Symposium • 2019 • Lisboa Incomum

Residência Artística • Igor C. Silva & Maija Anttila

Digressão Aleph Guitar Quartet