Thomas Gorbach | Workshop Espacialização

 


Thomas Gorbach | Workshop de Espacialização
The Ephemeral Dynamic-Motion Sound Sculptures

30 de Abril 2022 e 1 de Maio de 2022


O Festival DME tem a honra de anunciar a residência artística do compositor austríaco Thomas Gorbach em Portugal, entre os dias 26 de Abril e 3 de Maio de 2022. 

Thomas Gorbach estará em digressão entre Lisboa (FBAUL, ISEL e ESML) e Castelo Branco (ESART) para dar uma série de conferências, adicionando ainda ao seu percurso um Workshop de Espacialização e três concertos no Lisboa Incomum. Mais informações aqui.



Sobre Workshop de Espacialização | The Ephemeral Dynamic-Motion Sound Sculptures


ACOUSMATIC PROJECT é uma associação artística fundada em 2007 por Thomas Gorbach. Aquilo que começou com oito altifalantes montados num círculo desenvolveu-se para uma organização de concertos com dois festivais por ano, uma orquestra de altifalantes especialmente construída, The Vienna Acousmonium e colaboração com muitas organizações internacionais e artistas deste género. 

Com o desenvolvimento técnico do seu sistema de som multicanal, Gorbach encontrou igualmente a sua própria técnica de interpretação de música acusmática e electroacústica ao controlo da sua mesa de mistura: as Ephemeral Dynamic-Motion Sound Sculptures.

Neste workshop, Thomas Gorbach explicará a arquitectura principal do Vienna Acousmonium, a lógica da configuração dos canais e os princípios musicais de análise e notação performativa de obras acusmáticas implementando a técnica que desenvolveu. Demonstrará ainda diferentes exemplos auditivos do repertório acusmático e ensinará aos alunos técnicas de interpretação de peças acusmáticas.


Inscrição:

O workshop será inaugurado com o concerto do dia 29 de Abril às 19h30, e decorrerá nos dias 30 de Abril e 1 de Maio, no Lisboa Incomum, entre as 10:00 - 13:00 e as 14:00 - 16:00
Haverá, ainda, ensaios após as horas do workshop, com horário a definir. 
Concerto final dia 1 de Maio, pelas 19h30.

Máximo de 8 participantes.

As inscrições devem ser feitas até dia 24 de Abril através do formulário de inscrição e mediante o pagamento de 60€.



Thomas Gorbach
... cresceu numa pequena aldeia nas montanhas com os sons cintilantes do acordeão do seu irmão, os sons naturais do ambiente em redor, os quatro sinos da igreja católica local e os sons mutáveis de um sintetizador. Estudou música clássica na Suíça e música eletroacústica na Universidade de Música e Artes Cénicas de Viena. Em 2007, fundou a primeira série de concertos de música acusmática na Áustria e estabeleceu o primeiro acousmonium austríaco com a associação de concertos THE ACOUSMATIC PROJECT. Organiza várias atividades de ensino, instalações sonoras, o projeto de investigação PEEK, actividades de concertos internacionais e tem ainda uma bolsa institucional para composição 2020.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

partituras verbais: workshop com Sérgio Abdalla

Residência Artística | Ensemble Orbis

Flo Menezes | Concertos