Música das Filipinas | Jose Taton

Conferência com Jose R. Taton

Lisboa Incomum | 23 de julho, 17h30


O Lisboa Incomum recebe Jose R. Taton, professor na Universidade das Philippines Visayas, para uma Conferência no dia 23 de julho, intitulada Ideologia e Filosofia na Música, Dança e Folclore do Panay Bukidnon nas Filipinas.

Jose Taton é especialista na música de Panay Bukidnon, uma comunidade cultural indígena nos Visayas, a sua conferência focar-se-á na filosofia da música da região.


Entrada gratuita, mediante reserva para lisboaincomum@gmail.com.


Jose R. Taton Jr. é professor na Universidade das Filipinas em Visayas, ensinando música, artes, e humanidades. É actualmente candidato a Doutoramento em Filosofia da Música, licenciado em Etnomusicologia pela Philippine Women’s University. Concluiu o seu Mestrado em Etnomusicologia na mesma Universidade e um Bacharelato em Enfermagem e Diploma em Música na Universidade Estadual de Visayas Ocidental. Os seus interesses de investigação incluem estudos de festivais, pedagogia indígena, e estudos de som. 

Como investigador, recebeu bolsas de investigação para investigação sobre a tradição da percussão dos Ati e sobre processos de construção de instrumentos entre os Panay Bukidnon, duas comunidades indígenas em Visayas Ocidental, Filipinas. Também esteve envolvido no desenvolvimento e publicação de Módulos de Educação dos Povos Indígenas, em colaboração com profissionais indígenas e estudiosos da cultura em Panay. Para além destes estudos, tem também extensa documentação de investigação sobre música de festivais, com foco nos processos de composição musical e na criação de instrumentos. Actualmente, está envolvido em iniciativas de mapeamento cultural na região, particularmente na documentação da materialidade e da vida dos instrumentos de gongos. Além disso, está também a trabalhar como consultor técnico num projecto de fabricação de instrumentos liderado pela comunidade no Panay Central, bem como a realizar trabalhos de pesquisa pessoal sobre o Panay Bukidnon hinun-anon (pequenos músicos-narrativas).

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Residência Artística | Ensemble Orbis

Fábio Pascoal e Pedro do Carmo · Concerto

Festival Música Contemporânea Évora 2021